Mesmo que se apague ainda restará marcas.
...
Pretérito mais que perfeito do verbo amar
Eu amara.
Tu amaras.
Ele amara.
Nós amáramos.
Vós amáreis.
Eles amaram.
---
O mais estranho é “Nós amáramos”, como chutar em uma prova isto? Como imaginar tal conjugação? Logo eu acostumado a conjugar o verbo amar somente no presente como posso supor que “Nós amáramos” está certo?
Nós amáramos, passado... passado mais que perfeito... se é passado acabou, mas, se foi mais que perfeito tal ação porque acabou? O erro nesta prova não será meu e sim dos amantes que compõem o pronome “Nós” que não lutaram por seu amor? Porque desistiram do amor? Porque abrir mão de algo mais que perfeito?
Nenhum professor de gramática me explicaria isso, nenhum filósofo, nenhum poeta, porque não há explicação em deixar algo mais que perfeito se acabar.
Lucas da Silva e Silva.
PS.: Deveria ser um errado gramatical conjugar o verbo amar em qualquer que seja o pretério, amar é um verbo que não tem final, os sujeitos mudam, o tempo verbal muda e até a ação parece mudar às vezes, mas, ela continua... Eu amo, eu continuo amando e eu amarei...
9 comentários:
Certamente Lucas. Nem o tempo, nem o esquecimento, nem mesmo um outro amor, pode apagar o que deixamos de nós em alguém quando o tocamos verdadeiramente. São digitais da alma, de personalidade, de detalhes únicos só nossos, seja defeito, jeito ou qualidade, nunca encontrados em outra pessoa.
Sempre um prazer te ler.
Tenha uma ótima semana.
Bjs.
Que coisa linda de se amar, de se dizer, de se falar, de se mencionar e de se tratar o pretérito. São tantos questionamentos, mas acredito na fugacidade das coisas e na eternidade daquilo que é amado verdadeiramente. Lindo texto. Qualquer coisa passe em meu blog: http://lectandome.blogspot.com
Sua nota na prova foi 10! Parabéns. Bejos
Gostei da criatividade...seus textos são muito interessantes.Amar é tão bommmmmmmmm
Se você fosse professor de português, eu só tiraria dez.
Concordo em gênero, numero, e grau. No dia que o verbo 'amar' puder ser verdadeiramente conjurado no passado, então vou comprar uma flor para pôr no caixão do amor, porque ele estará sendo enterrado. E é por não acreditar que isso possa acontecer, que eu amo.
:*
Adorei esse texto. Por que até o mais-que-perfeito é passado? E de fato não se deixa de amar, nunca, só se muda o jeito de fazê-lo.
E tenho que agradecer, seus textos sobre o desapego "me ajudaram a ajudar" pessoas muito importantes para mim. Obrigada.
é tao romantico :)
o rexto foi tao romantico que ate me apeteçe chorar ;)
desculpa la a maneira de escrever estou a pressa ;)
MEU NOME É AMARA E EU NUNCA LEVEI MEU NOME PRO LADO DO AMOR E SIM DO QUE ME FALAVAM QUE SIGNIFICAVA AMARGURA, AMARÍSSIMO, HOJE ESTOU MAIS FELIZ COM MEU NOME MESMO QUE SEJA NO PRETÉRITO HEHEHE!
Postar um comentário