Tem uma parte do amor saudável que devemos tomar cuidado e é exatamente o excesso de cuidado. Não digo o cuidado que várias vezes é confundido com o ciúme para não perder a pessoa que amamos para outras pessoas, mas, o cuidado de tentar protegê-la dela mesma.
Isso ocorre quando queremos evitar ao máximo que quem amamos sofra. O sofrimento é inevitável e nos faz crescer. Já leu a história da borboleta que quando ela ia sair do casulo um ser humano foi tentar ajudar e sem querer inibiu que o sangue bombeasse e regasse toda a extensão das asas da borboleta fazendo-a perder as asas verdadeiras naquele esforço necessário que a borboleta faz para se libertar do casulo e assim mesmo saindo do casulo ela jamais voou.
Sem obstáculos como exercitaríamos nossos músculos? Sem problemas como desenvolver o raciocínio? Sem momentos de solidão como valorizaríamos a companhia?
Eu sei que temas e textos como esses povoam a internet inteira, mas, cometemos esses erros sem perceber, é um erro tão sutil querer evitar os sofrimentos de quem amamos e querer sofrer em seu lugar que lá na frente quando nós não estarmos mais presentes com esses amores os sofrimentos deles serão maior, pois, mais importante que um escudo é um ombro que nos apóia, mais importante que defensores são palavras que nos faz seguir, mais importante que a ação é o exemplo e mais importante que toda a riqueza do universo é o amor que podemos dar.
Ao caminhar com um amigo se ele está à frente para nos proteger do vento ele não nos protege da solidão, se ele está atrás demais ele apenas evita um ataque surpresa que às vezes vem pelas nossas costas mas, se ele caminha do nosso lado temos o apoio necessário para resistir ao que vem por trás e pela frente.
Bjxxx
------------
Enquanto o mundo acelera cada vez mais eu vou no pé de valsa, sambando no sapatinho, devagar e sempre procurando um momento eterno, um instante que pare a própria eternidade.
É preciso agradecer de certa forma as noites perdidas que passamos em claro pensando em um amor ou conversando sobre ele com um íntimo, pois, entre todas as incertezas que afligem a humanidade de hoje e sempre o amor, esse que reside dentro de nós é a única certeza.
Não tenho certeza de amanhã a blosa de valores entrará em crise, não há certeza de FULANA me ama, não tenho certeza se o próximo TSUNAMI será na África ou na Bahia, não há certeza se dormirei em casa essa noite, não tenho certeza se passarei na próxima entrevista de emprego, a única certeza que possuo sobre o hoje e o amanhã é que amarei meus amores.
Loucura é perder noites de sono em nome de algo que não seja tão certo quanto o amor.
A vida é um espetáculo imprevísivel.
3 comentários:
e exatamente por a vida ser um espetáculo imprevisível é que ela é tão maravilhosa!
=]
bjo bjo bjo
Ciume é uma delicia, mas se ele chegar censurando meu vestido eu mudo o humor na hora... amor é dificil.
haha,
adoreii o post.
e valeu a visitinha.
ah tempos queria comentar, sobre o que voce fez, a cada amigo seu voce pos uma frase e foto.. adorei a minha, parece ate que voce sabia. rs
beijao
Postar um comentário