Essa semana eu ouvi algo engraçado, tenho amigos músicos e um deles me disse que jamais tocaria Paciência do Linine em seu show, outro respondeu que deveria ser tocado sim, pois, as mulheres até choram ouvindo essa música e ele respondeu: é claro que choram a música é depressiva!
O que me vez refletir: Será que o romantismo é depressivo?
Bom, ele nasceu no século XIX final do XVIII, durante a revolução industrial, ganhando força também pela Revolução Francesa; ele surgiu para se contrapor ao racionalismo quebrando assim regras da época, pondo o artista em primeiro plano, no caso seus sentimentos, por isso dizem que o romantismo é individualista, além disso ele refletia os idéias franceses rebeldes de igualdade, fraternidade e liberdade. Bom, o resto todos aprendem em aulas de literatura...
Sendo assim, o romantismo nada mais é hoje em dia e sempre foi uma maneira de expressarmos o que sentimos e o que queremos, infelizmente a alegria é um sentimento difícil de expressar, por isso o romantismo carrega uma face muito maior voltada para sentimentos tristes como a saudade do que para os prazer...
Uma pessoa romântica "feliz" precisa de dois requisitos: Sotifiscação e encantamento.
Romantismo vai muito além de poeminhas e flores, é uma forma de se expressar livremente, de pensar individualmente, de tornar momentos eternizados... aos que querem ser românticos primeiramente não sejam românticos, não busquem exemplos românticos, sejam antes de tudo vocês mesmos, autênticos, pois, é isso que o romantismo prega.
Concordo que a música é depressiva, mas, não tiro o direito do Lenine se expressar e também não dispenso uma boa balada eletrônica, forrózinho pé de serra, sambinha do bom e rock and roll que ninguém enxerga romantismo neles rsrs afinal romantismo está dentro de nós.
Enquanto alguém se expressar alegremente ou tristemente o romantismo existirá.
Lucas.
Postado por
Vilma
1 comentários:
POxa vida Lucas, esse post está muito interessante!!!. Sempre achei que não era romantica. Gosto de receber flores e tal, mas isso nunca foi uma prioridade pra mim. POemas então, conheço os mais famosos, só q vivo o amor, busco o amor, portanto sou uma romantica!! Só q do meu jeito rsrsrs POis é, o romance nunca vai acabar!!
bjs
Postar um comentário